Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Nike reaviva um mito

Francisco Chaveiro Reis
09
Mai13

 

A Nike lançou, em 1998, as primeiras Mercurial, umas botas inspiradas e desenhadas para um atleta que jogava um tipo de futebol nunca antes visto. O jogador era o brasileiro Ronaldo Luís Nazário de Lima, popularmente conhecido como “O Fenómeno”.

 

No lançamento das botas, o slogan que as apresentava era “Tão leves que as tuas pernas podem ser tão rápidas como a tua imaginação”, algo que se relacionava com a criatividade e velocidade sem paralelo do avançado brasileiro. Ronaldo captava a atenção pelo seu estilo, rapidez, talento e olho para o golo e devolveu a boa reputação ao futebol brasileiro. A sua influência continua a fazer-se sentir nos dias de hoje, à medida que guia Neymar, na tentativa de seguir as suas pisadas.

 

Ronaldo é associado às botas Nike Mercurial em tons de prata, amarelo e azul que usou no Mundial de 1998, em França. Num campo repleto de botas pretas e brancas, as Mercurial destacavam-se devido à sua forma e design. Para celebrar os 15 anos da estreia das Mercurial, a Nike criou as Mercurial Vapor IX inspiradas no design de 1998.

 

 

 

 

“O impacto que Ronaldo causou no futebol há 15 anos foi imenso e na contagem decrescente para o Mundial de 2014, no Brasil, queremos homenagear a bota e o homem. Consideramos que uma recriação da bota de 1998 seria uma boa forma de comemoração”, diz Phil McCartney, VP Nike Football Footwear.

 

“Nos anos que se seguiram à criação da primeira bota Mercurial, a construção moderna permitiu uma forma mais refinada de criar botas de futebol. Por exemplo, a versão original desta bota, era composta por vários materiais costurados enquanto a nova versão se apresenta sem costuras na parte superior”, continua.

 

“A equipa que idealizou a bota, mudou não só a sua construção mas também a sua estética. O amarelo usado em 1998 foi substituído pela cor Volt, que se tornou sinónimo do design Nike durante o verão passado em Londres e o tom prateado original, foi alterado para um toque mais metálico”.

 

1998 pares da edição especial das Mercurial IX Special Edition estarão disponíveis a partir de 8 de Maio em lojas seleccionadas de todo o mundo e em nike.com